Reflexões do blog: Pneus de borracha, essenciais?

Os pneus de borracha se tornaram uma presença praticamente obrigatória em uma miniatura na escala 1:64, mas são de fatos essenciais? Acompanhem.

Quando as primeiras miniaturas na escala 1:64 foram lançadas em meados dos anos 1940 não existia essa história de pneus de borracha, nas duas décadas seguintes quando marcas como a Hot Wheels e a Johnny Lightning apareceram também não existiam esse artifício para os carrinhos. Isso começou a mudar mesmo nos anos 1980, e desde então se tornaram item obrigatório para que um exemplar seja considerado detalhado, e isso tem imposto uma ditadura no hobby.

Nos modelos de El Segundo esse item é encontrado nas linhas colecionáveis de maior valor como a Car Culture, a Replica Entertaiment e a Pop Culture. Na Mainline a série Super é a única agraciada com o detalhe.

Na Greenlight, Johnny Lightning e na Kyosho são praticamente obrigatórias em todas as suas linhas, enquanto que na Matchbox a experiência tem sido realizada atualmente apenas na série Best Of de 2016.

Os pneus de borracha são feitos atualmente de uma borracha de silicone preta que, em tese, são resistentes a desgastes e suportam temperaturas de até 360 graus. Detalhes a parte, eles se tornaram muito cobiçados pelos colecionadores que preferem as minis com este item. Se alguma não possui a possibilidade é colocá-los, só que conseguir encontrá-los sendo vendidos separadamente pelas fabricantes de mini é praticamente impossível na atualidade, no entanto, algumas pessoas de forma independente tem disponibilizado as mesmas nas redes sociais, o que é ótimo para quem gosta de customizar.

O fato é que esse item realmente aumenta a aproximação da mini com o carro real, principalmente quando a mesma é muito semelhante as originais, por isso as fabricantes se debruçam em recriar um produto que seja muito bom. A Hot Wheels que é a grande referência (para o bem e para o mau) no segmento se especializou em criar modelos que podem representar uma imensa quantidade de versões reais, e nos últimos anos essa variedade aumentou com a adição de quatro novas.



Os pneus de borracha são um dos grandes motivos que tornam os Super T-Hunts tão legais, ou seja, a possibilidade de uma miniatura básica com esse detalhe, principalmente quando o modelo em questão ainda não apareceu em uma série colecionável "borrachuda", veja como exemplos o Chevrolet SS (Opala), o Driftsta, a '10 Toyota Tundra, o '71 Ford Maverick Grabber e outros.







É claro, que é preciso destacar também aqueles que até o momento receberam as tão desejadas rodas nas linhas com maior valor agregado, é o caso do Volkswagen SP2, do Porsche 356A OutLaw, o '10 Ford Shelbt GT500, o Datsun 510 Bluebird e por ai vai...

Não há dúvida que a peça deixa a miniatura legal, mas as de plástico também tem ficado muito bem, é só observar os modelos da série "básica" da Auto World, alguns Release da Johnny Lightning no passado, as rodas MC6 da Hot Wheels nas série Speed Machine e Ferrari Racer e os lançamentos recentes para Mainline.

A evolução da tecnologia leva a melhoria na reprodução das miniaturas de carros na escala 1:64, dessa forma, a exigência de pneus de borracha se tornam uma necessidade para conseguir a atenção dos colecionadores, por isso em relação a pergunta do título: sim! Eles são essenciais!

Comentários

Postagens mais visitadas