Especial Dioramas

O blog inicia este mês uma nova sessão dedicada a falar e mostrar Dioramas, essa arte fantástica. Acompanhem.

Se você esta há algum tempo no hobby de colecionismo de carros já deve ter pesquisado sobre maneiras de expor as suas miniaturas ou mesmo fotografá-la, e pesquisando na internet já deve ter se deparado com uma série de trabalhados realizados por artistas profissionais ou amadores que constroem os chamados dioramas, mas o que seriam eles?

Conceito
De acordo a Wikipédia, Diorama é um modo de apresentação artística em terceira dimensão de forma bem realística de cenas da vida real com a finalidade de expor para instrução ou entretenimento. O termo foi empregado pela primeira por Daguerre e Charles Marie Bouton em 1823, seu modelo consistia de uma gaze pintada dos dois lados, que quando iluminada em posições diferentes exibia uma determinada cena como por exemplo, dia e noite.

Os dioramas são utilizados principalmente para reproduzir momentos da história, sejam do período medieval ou contemporâneo como a primeira e a segunda guerra mundial, por isso podem ser vistos em museus, sendo que o maior deles no assunto é o Cívico de História Natural de Milão.

Criar um diorama
Um diorama bem feito requer criatividade, tempo, paciência e dependendo do modelo muito dinheiro. Definitivamente não é uma atividade para qualquer um, os melhores trabalhos vistos na rede mundial exigiu dedicação ao criador, isso naturalmente não significa que não possa ser tentado, afinal de contas é com a prática que surge o artista.
Prova de Le Mans (Imagem retirada da internet)
Para quem deseja se aventurar na internet existem diversos tutoriais para a construção de dioramas e o blog em momento oportuno vai esta compartilhando alguns com os leitores.

Classificação dos Dioramas
A maioria de nós leigos chamamos qualquer reprodução de uma cena de diorama, mas tecnicamente falando essas reproduções possuem divisões, vejamos:

Vinheta - é a criação de uma cena apenas para basear a miniatura em um cenário. Costuma ser um plano de terra, o trecho de uma rodovia, de uma rua etc. Confira abaixo um exemplo.
Chevrolet Opala abandonado em um terreno (imagem e arte: Leo Campos)
Cena Horizontal - É mais avançado que o primeiro, inclui mais partes como arvores, paredes, casas, arbustos, e por ai vai. Todos esses itens são acrescentados com o intuito de destacar a mini. Confira o exemplo abaixo.
Reprodução de uma cena da Segunda Guerra Mundial com aviões japoneses (imagem: internet)
Cena Vertical - É o mais completo de todos, nele o foco é o ambiente como um todo e não apenas a miniatura, isso quer dizer que partes como arvores, prédios, ruas, circuitos, garagem são detalhados e grandes.
Diorama complexo de uma cidade com prédios, metrô, carros e pedestres (imagem: internet)
Principais escalas
A maior parte dos dioramas observados são feitos na escala 1:35, 1:48 ou 1:87, sendo essa última mais utilizada para o ferromodelismo que são aquelas ferrovias fantásticas criadas para que os pequenos trens possam circular. Isso não significa que outras escalas não possam ser utilizadas tudo vai depender da criatividade de quem se propõe a fazer, na 1:64 a grande dificuldade é encontrar peças para os cenários, por isso na maioria das vezes é preciso confeccionar o que se deseja.
Grande estação de trens feito possivelmente na escala 1:87 (imagem: internet)
Oficina clássica com um Porsche 550 (imagem: internet)
Posto de gasolina de metade do século XX com um Dodge Coronet na frente (imagem do amigo Dirceu Araujo)
 Oficina com o Porsche 917K, o 356 e o Ford GT40 (imagem do amigo Dirceu Araujo)
Volkswagen Kombi parada próxima a praia (imagem: internet)
Reprodução de uma cena da guerra do Vietnã (imagem: internet)
Passagem de um trecho de estrada com ferrovia (imagem: FlatOut)
Bem, é isso ai. O tema é vasto, tem muitos assuntos para serem abordados e aos poucos Minis em Foco pretende ir abordando para os seus leitores, se tiverem alguma sugestão de site, blog, de alguém que trabalha com isso fique a vontade para compartilhar nos comentários para que assim essa parte do hobby possa ser bem explorada.

Comentários

Postagens mais visitadas