Analise: Pagani Huayra OEM vs Hot Wheels

Na semana passada Minis em Foco publicou uma postagem sobre modelos licenciados da Hot Wheels que decepcionaram (clique aqui) e alguns leitores não entenderam porque o Pagani Huayra entrou na lista, por isso o blog resolveu fazer essa analise. Acompanhem.

O Pagani Huayra é uma obra de arte automotiva fantástica do século XXI, sua concepção foi pensada com foco na aerodinâmica dos jatos e na fluidez do vento passando pela a carroceria. Cada parte foi minimamente pensada para garantir o máximo de performance na pista e nas estradas, e isso fica evidente quando você fixa os olhos para admirar essa supermáquina.
Imagem: Mecum Auctions
Como se trata de um esportivo, a mecânica tem que garantir a sua eficiência, por isso o motor é um V12 de 6,0 L biturbo da AMG que rende 710 cv de potência com torque de 102 m.kgf. Tudo isso é enviado para as rodas através de uma caixa de transmissão de sete velocidades automática, que lhe permitem ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. Em versão OEM eu apresento o Pagani Huayra de 2013 na cor azul com rodas de sete raios duplos ondulados prata.














Em miniatura não tem como querer ter todos os detalhes de um carro real, principalmente na escala 1:64, em função disso, ter o máximo de atenção as partes externas é muito importante para o colecionador que aprecia isso. 

Sendo assim, observem esse modelo OEM (Original Equipment Manufacturer - que em tradução livre é Fabricante Original de Equipamento). Partes como os faróis e as lanternas estão bem destacados, com pintura individual que diferencia cada parte. 


Nas laterais verificasse que as passagens de ar estão pintadas de preto com uma das partes cinza. 

Na parte de cima o logo da Pagani esta presente próximo do limpador de para-brisa, no teto existem linhas pretas nas extremidades que deixam visíveis a parte de vidro. 


Na traseira o nome do carro aparece duas vezes, e além das lanternas uma luz vermelha na parte inferior também esta pintada. 

E não para ai, tem os retrovisores no formato de folha, que são preto com a parte do espelho cinza. 


Outro ponto importante são as rodas, observe que elas são uma representação exata das reais do lançamento de 2011, e para ir além, atras das mesmas é possível observar os discos de freios.

E o interior? Essa mini teve a vantagem de vir parafusada (em vez de rebites), por isso foi possível abrir e mostrar o cockpit que além do preto, possui a cor cinza no centro do volante, nos mostradores, e na saída do ar condicionado. A outra cor é o vermelho no centro dos bancos.


O motor não foi esquecido, e recebeu uma pintura na cor cinza para diferenciá-lo e destacá-lo.

Por fim, a presença das grades traseiras e dianteiras que são bem semelhantes com o original, sendo que a da frente reproduz muito bem o design do carro real.

Vamos agora a outra miniatura, a versão mostrada é uma das melhores da marca - até o momento -, pertence a linha Entertainment, cujo o tema é o game Forza Motorsport. 
Imagem: Forza Motorsport
Dessa forma, tem rodas com pneus de borracha, base e corpo de metal e várias partes como faróis e lanternas foram pintados. A pintura principal foi acompanhada por faixas pretas em cima e nas laterais, isso permitiu destacar as linhas do design do supercarro, e como se trata do tema game, o logo se faz presente junto com o do console. Na Hot Wheels eu apresento o Pagani Huayra da série Entertainment de 2017 com pintura marrom e rodas RR10SP pretas.









O ponto da discórdia
As duas miniaturas se dedicam a públicos diferentes, então não da para ficar comparando partes como, por exemplo, os retrovisores (afinal de contas uma criança pode se machucar com uma pecinha dessas). Em linhas gerais são semelhantes. Possuem, o tamanho, a nitidez das partes individuais da carroceria, e as linhas gerais vistas de cima indo da frente até a traseira estão bem concebidas.






E onde se diferencia? 
Bem, vamos lá: O primeiro ponto é na dianteira. A versão OEM reproduziu  conforme esta no original,  ou seja, a altura de cada parte da grade é a mesma dentro da escala. Já na Hot Wheels isso foi encurtado, para que o vão entre o chão e a base ficasse alto, dessa forma, observasse que lateralmente (0 segndo ponto) o modelo de El Segundo ficou também alto e consecutivamente o terceiro ponto, que é a traseira acabou ficando com a mesma característica.





Para quem não presta atenção nesse tipo de detalhe, então a mini esta boa, pois o desenho da grade, embora curto, esta presente. No entanto, para aqueles  que apreciam esse tipo de atenção, então decepciona. Mesmo assim, não é motivo para renegar a mini. Nem todos estão afim de desembolsar mais por uma versão como essa azul, dessa forma versão a Premium da Hot Wheels poderá lhe satisfazer muito bem.

O exemplar OEM eu consegui via Mercado Livre no mês passado, enquanto que o modelo da Hot Wheels o amigo e grande colecionador do Rio de Grande do Sul, Newtcs, conseguiu pra mim em março do ano passado.


Comentários

  1. Mais um excelente post e com um super recheio de fotos Doalcey! Sobre a questão, é inegável a diferença das minis, mas concordo com você em não renegar a versão HW. Pra mim a hot Wheels, mesmo nas séries Premium, desenvolve suas minis para todos os tipos de publico, acarretando, como mencionado, o cuidado em relação as crianças. Então desse modo comparar com outras marcas sempre parecerá injusto. Tenho gostado muito que a HW mesmo com suas limitações têm dado um capricho maior em algumas minis pensando no colecionador adulto. E pra gente que tem dificuldade em acessar outras marcas, essas minis continuam agradando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo,

      Muito obrigado pelas considerações, complementam muito bem o texto do post.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Falou tudo Tiago.

    Parabéns novamente Doalcey.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo.

      Fico enormemente feliz que tenha gostado.

      Forte abraço.

      Excluir
  3. Descreveu muito bem, são pequenos detalhes que passam despercebidos, mas concordo com vc sobre a hotwheels, inclusive pelo fácil acesso a marca. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gaspar,

      Obrigado pela a complementação do texto, ótimas palavras.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Descreveu muito bem, são pequenos detalhes que passam despercebidos, mas concordo com vc sobre a hotwheels, inclusive pelo fácil acesso a marca. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  5. Doalcey, fui um dos que leu o artigo anterior e ficou em dúvida sobre o que você havia se decepcionado com este Pagani da Hot Wheels. Desta forma, lhe agradeço e parabenizo por mais uma bela matéria. Entendi perfeitamente as diferenças, realmente, para quem se atenta a estes detalhes, acaba esperando um pouco mais, mas entendemos a questão das limitações dos Hot Wheels, mesmo de séries Premium. Como já foi dito, de qualquer forma este Pagani é muito bonito, e espero uma versão com pintura mais próxima da real. Esta do jogo eu não curti. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo,

      Que bom que entendestes, vamos torcer para que ele tenha uma nova oportunidade nas linhas Premium da Hot Wheels, e que eles façam isso com uma nova base, só isso já a deixaria espetacular.

      Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas