Especial Marcas: Maisto

A Maisto foi fundada em 1967 nos Estados Unidos, mas apenas no inicio dos anos 80 do século XX é que entrou no mercado de miniaturas, o seu controle é um tanto complicado porque a sede da empresa é nos Estados Unidos, no entanto, seus proprietários são asiáticos, um conglomerado chamado Cheong Maio formado por empresas da China, Tailândia e Hong Kong.
O forte da Maisto são as miniaturas em escalas superiores a 1:64, nestas escalas o nível de detalhe e acabamento é bem maior e foi nestas escalas que a empresa procurou se destacar na disputa dos mercados, principalmente com a Bburago onde se saiu melhor em função dos preços praticados, pois a Maisto optou por manter o seu desenvolvimento e produção em Hong Kong, Tailândia e recentemente na China lugares onde a mão-de-obra é baratíssima.
Em 2005 a Maisto acaba por vencer em definitivo a sua disputa com a Bburago com a aquisição pelo grupo controlador da mesma.







Em dias atuais a Maisto oferece miniaturas em quase dez escalas diferentes e ainda tem direitos exclusivos para os modelos de bicicleta e alguns fabricantes de automóveis, e alem, da produção de miniaturas de carros, ela oferta ainda miniaturas de caminhão em várias escalas e adentra na linha de aviões e transformes consolidando como uma das marcas lideres no segmento diecast.

A linha básica de miniaturas na escala 1:64 da Maisto é realmente muito fraca nos detalhes da maior parte das mínis, um o colecionador mais exigente tem que passar um bom tempo nos cestos procurando um modelo que ele considere satisfatório, comigo mesmo é assim, quando resolvo procurar uma míni da Maisto da série básica tem que ter paciência, mas acabo encontrando e ai esta algumas e em breve uma delas vai aparecer num post diário desse mês dedicado aos carros europeus.

Quer saber um pouco mais sobre a Maisto? Clique aqui num especial do site Diecast-Utopia.com (em inglês).

Comentários

  1. Faço suas as minhas palavras, precisa garimpar no cesto para achar minis legais, mas tbm quando se acham, são melhor que da Mainline da HW

    ResponderExcluir
  2. muita verdade, sou exigente quanto aos detalhes, fico garimpando... e garimpando... esses dias tinha uma promoção nas lojas americanas da minha cidade: paque 2, leve 3.... comprei 35... foi um sacrificio mais consegui minis top. moro no Gurupi-TO e aqui só temos hot weels e maisto, vc pode me dar alguma sugestão Doalcey Rocha como posso estar adquirindo de alguma outra marca?.. ha parabéns pelo blog... muito show....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Dimas,

      Fico feliz que tenha gostado do blog, a Maisto é o que posso chamar de bem simpática na sua linha básica, a All Stars que vem com pneus de borracha é bem melhor, mas também difícil de encontrar no país.
      Em relação a outras marcas, dê uma olhada nesse post que fiz onde falo onde comprar minis no Brasil com dicas de lojas físicas e na internet que incluí também informações sobre a aquisição de marcas.
      Link: http://minisinfoco.blogspot.com/2014/07/onde-comprar-miniaturas-no-brasil.html

      Abração,

      Excluir
  3. Gostaria de colecionar minis de carros nacionais antigos, tipo Kombi, Fusca, DKW, Willys, etc. minha prioridade são os detalhes e o acabamento. Qual fabricante me indicam?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas