Especial: Qual o seu perfil de colecionador?

O que faz uma pessoa iniciar uma coleção? No caso especifico das miniaturas de carros, o que atrai os apaixonados?



No meu caso em particular, a paixão vem desde a infância quando cheguei a ter vários "carrinhos" de tipos, tamanhos e marcas diferentes, que infelizmente se perderam ao longo dos anos. Quando entrei na adolescência tive a vontade de colecionar, mas as condições econômicas da época não me permitiram, e somente a quatro anos, precisamente em 2009, escolhendo modelos da Hot Wheels para o meu sobrinho é que comecei a juntar os primeiros modelos, era a realização de um sonho de infância -  ter em pequena escala os modelos dos meus carros preferidos.
Acima modelos do Mustang de marcas diferentes.
Mas quando você iniciar vem alguns questionamentos: O que colecionar? Que modelo, estilo, tipo, origem? Alguns começam focados num determinado modelo, como no meu caso, o Ford Mustang, outros começam pegando um pouco de cada, e ainda aqueles que pegam tudo o que encontram pela frente.


Acima exemplos de modelos de carros Esporte (Camaro), Super carro (Ford GT), Muscle car (Superbird) e Picape (Li'l Red Express).


Acima exemplos de modelos de carros europeus da Hot Wheels.
No Brasil, as coleções no geral começam pelos modelos da Hot Wheels linha básica, pois são os mais "baratos" e são fáceis de serem encontrados nas lojas (de brinquedos, de departamentos e afins), no meu caso novamente, foi por ai que comecei. 


Acima exemplos de modelos de carros japoneses da Hot Wheels.


Acima exemplos de modelos de carros da policia.
A medida que você vai pegando gosto pelo hobby percebe que onde mora não ira encontrar as versões que deseja, dai o caminho natural é buscar na internet com o ponto de partida inicial, o Mercado Livre. Na sequencia as pesquisas vão ampliando e descobre os blogs como o excelente T-Hunted com as suas noticias diárias sobre o mundo das miniaturas, e para quem ainda esta apenas nos Hot Wheels, a descoberta do Fórum do Clube Hot Wheels Brasil que permite conhecer uma turma imensa com uma paixão tão grande ou maior que a sua.



A ampliação desse conhecimento leva muitos colecionadores a buscar outras marcas, e ai vão chegando os modelos da Greenlight, Matchbox, Maisto, Jada, Johnny Lightining, M2 Machines, Kyosho e por ai vai, assim a coleção vai tomando novas formas, novos caminhos, um novo foco.


Acima modelos das marcas Hot Wheels, Greenlight, M2 Machines e Kyosho (da esquerda para direita).


Acima exemplos de modelos temáticos do Batmóvel.
Mas qual o perfil do colecionador brasileiro? Quais as suas preferências? Os seus gostos? Como eles estão distribuídos no país?



Essas e outras perguntas foram lançadas na Colecenso em 2013, uma parceria das Lojas Semaan, Califórnia Toys, T-Hunted e o Clube Hot Wheels Brasil que procurou traçar um perfil dos apaixonados por minis no Brasil, a iniciativa foi inédita e importante, embora até hoje não tenha visto grandes avanços nas estratégias de fabricantes, importadores, lojistas para melhorar as estratégias para o crescimento do mercado em solo brasileiro, principalmente nesse período de crise econômica que o Brasil vive.

Os principais resultados da pesquisa foram divulgados pelo T-Hunted aqui, acesse e confira qual era o perfil do colecionador brasileiro em 2013.

A pesquisa teve uma duração de três meses contados de 11 de julho até 13 de outubro de 2013.

Em 2016, Minis in Foco início um extensa pesquisa para conhecer melhor os seus leitores, o resultado final foi publicado aqui, acesse, confira e compare com os dados de 2013 para observar as semelhanças e diferenças.

[Postagem atualizada em 19.02.2013 e novamente atualizada em janeiro de 2017]

Comentários

  1. Eu também tive uma história muito parecida com a sua, mas sempre gostei das miniaturas maiores, tipo as 1:24 e 1:18. Como são bem mais caras e necessitam de espaço, acabei optando pela escala 1:43, pela qual fui me apaixonando com o passar do tempo e hoje é minha preferida. Ainda não tenho nenhuma 1:18 na coleção e provavelmente não terei, pois meu foco hoje é na 1:43 e 1:24.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio,

      Eu quero mais para frente ter modelos do Ford Mustang e alguns clássicos nas outras escalas, por sinal tenho uma pequena quantidade na escala 1:43, mas apenas aqueles mais desejados, pois realmente a disponibilidade de espaço e recurso é um fator limitante. Agora a escala 1:43 tem modelos fantásticos realmente.

      Abração,

      Excluir
  2. Doalcey, desde pequeño me gustaron las carreras de autos, ya que mi padre me llevaba siempre al autódromo, al cine (Le Mans, Grand Prix), miraba carreras por la televisión, compraba revistas de autos, jugaba con autitos Matchbox, con la pista Scalextric, etc.
    Ahora ya grande, extraño esos autitos (¿dónde habrán quedado?) de la infancia, pero a la vez tengo la posibilidad de tenerlos en 1/43.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juanh,

      A paixão por carros realmente é algo que não tem explicação, os meu do tempo de infância se foram, quebrados ou doados para outras crianças, mas hoje poder seguir com a coleção atual que tenho me deixa muito feliz e poder compartilhar mais ainda.

      Abração,

      Excluir
  3. Doalcey, tudo bem?
    Muito legal o seu blog, parabéns!
    Eu comecei como você. Quando criança adorava carrinho de "Ferro", pois era assim que eu chamava, rs. Claro que quando pequeno os carrinho que tinha acabavam se perdendo e nunca conseguia manter uma coleção. Já adulto, por volta de 2007 comecei uma coleção com modelos de 1970 para baixo, mas acabei estendendo a coleção para Camaros e Mustangs. Faço o possível par manter esse tema, mas é muito difícil, rs. Meu filho de 4 anos também coleciona e o mesmo tempo brinca com os carrinhos. Abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu caro,

      Muito obrigado pelo seu depoimento, é muito bom conhecer estas histórias que ajudam os entusiastas a entender como se inicia esta paixão e não preciso lhe dizer que gostei demais das suas preferências (risos).

      Abração,

      Excluir
  4. Muito bom o seu blog cara. Eu comecei uma coleção há uns 2 anos e fui comprando aos poucos. Fiz uma lista de carros de que eu gosto e estou garimpando miniaturas na internet, pois aqui em Maceió só tenho disponível as da Hot Wheels. Mais recentemente comecei uma coleção de Volkswagem,e devo ter cerca de 20 minis de modelos da marca alemã, entre kombi, sp2, brasília, golf, etc.

    tenho algumas fotos delas no meu blog: //blogdamilmilhas.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Ricardo,

      Muito legal o seu blog, gostei demais, conheci muita coisa que não sabia sobre as mil milhas de interlagos, arrancadas e outros, parabéns por ele. Maceió é uma terra maravilhosa, tive o prazer de ir passar um feriadão ai em 2012, meu irmão caçula mora nessa bela cidade.

      Abração,

      Excluir
  5. muito boa a materia, tbm fiz a pesquisa la da colecenso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean,

      Fico feliz que tenha gostado e mais ainda de já ter preenchido o formulário.

      Abração,

      Excluir
  6. Grande Doalcey,

    Show de matéria... nem perdi tempo e quando vi o Douglas postar
    o Colecenso, fiz questão de responder!
    Quem sabe, um dia melhora a Distribuição... mas por enquanto, vamos
    dependendo de Internet e muita boa vontade dos amigos como tu!

    Abração,
    Newton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá New,

      Você é daqueles colecionadores que estou sempre mencionando nos meus bate-papos, ou seja, aqueles que curtem o hobby e que estão dispostos a ajudar os verdadeiros colecionadores e amigos também, com certeza eu teria uma dificuldade bem maior de conseguir algumas minis que tenho na coleção e que agradeço.
      Em relação a Colecenso, a iniciativa é ótima e temos que apoiar mesmo, pois o pessoal por traz do projeto é sério e busca a melhoria do hobby também.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas