Especial Homens Lendários: Henry Ford

Quem diria que uma engenhoca esquisita de meados do século XIX fosse modificar tanto as relações entre as pessoas ao redor do mundo, pois é, como todo grande invento o automóvel foi alvo de desconfiança e descrédito, e quando começou a ganhar espaço era tido como algo para poucos, ou seja os endinheirados, mas veio um homem e mudou toda essa concepção, Henry Ford (1863-1947).
Henry Ford nasceu no dia 30 de junho de 1963 em uma fazenda onde hoje é a cidade de Dearborn, Michigan, Estados Unidos. Seu contato com motores iniciou na fazenda da família, onde fazia o reparo das máquinas, aos doze anos foi apresentado ao primeiro veículo a vapor (locomóvel como eram conhecidos), aos dezesseis anos foi trabalhar como aprendiz de operador de máquinas em Detroit (que ficava perto da fazenda da família) e aos dezenove anos retornou para casa como operador de motores portáteis da Westinghouse, que pouco tempo depois o contratou para realizar trabalhos de manutenção e montagens de locomóveis.

O interesse crescente de Ford pelos motores o levou a se tornar engenheiro maquinista na Edison Illuminating Company em 1891, e dois anos mais tarde engenheiro chefe. Mas para Ford isso não bastava, ele queria ter o seu próprio carro com um motor criado por ele também, e essa ideia se materializou em 1896 com a apresentação do Ford Quadricycle, com capacidade para transportar quatro pessoas, motor de dois cilindros, pneus de bicicleta e velocidade final de 30 km/h.

O sucesso do carro levou Ford a se associar com o barão da madeira William Murphy em 1899 para formar aquela que seria conhecida posteriormente e até hoje como a Cadillac (da GM!), a parceria não deu muito certo e Ford retirou-se da companhia para alguns anos depois formar, com a ajuda do magnata Alexander Malcolmson, a Ford Motor Company. A fabrica contou com a participação dos irmãos Dodge (que no futuro se tornaria parte da Chrysler) na manufatura das peças, e o primeiro carro apresentado foi o Modelo A, que se mostrou um enorme fracasso. Mas Ford não desanimou e continuou no desenvolvimento de projetos seguintes como o Modelo B, o Modelo C e o Modelo K, carros com perfil de luxo que não agradaram ao consumidor abonado.

Mas como todo empreendedor e inventor, Ford não desistiu procurando desenvolver projetos que desse retorno, e pensando nisso surgiu o Modelo T em 1908 um carro popular que conquistou os Estados Unidos. Entre as inovações do Modelo T estava o volante do lado esquerdo, o motor e o câmbio fechados, os quatro cilindros era fundidos em um blogo sólido e o cabeçote era separado, com outro diferencial, ele poderia rodar com gasolina ou álcool. Entre as características que o tornaram um sucesso estava a facilidade de dirigir e a sua manutenção era barata. Quando foi lançado custava 825 dólares (cerca de R$ 21.500,00 a título de hoje), mas diferente do que normalmente acontece, o Modelo T teve o seu preço final reduzido ao longo do anos a ponto de chegar a 260 dólares, para chegar a essa condição Ford construiu a fábrica de Highland Park onde quase tudo era feito nesta unidade, estava nascendo aquela que foi uma de suas maiores contribuições para a indústria, a linha de montagem - lembrando que não foi ele quem inventou, mas a aperfeiçoou - em um processo onde o carro era montado em uma sequência de produção, com ajuda de esteiras de movimentação. O Modelo T permaneceu em produção até 1927 quando totalizou mais de 15 milhões de unidade produzidas, um recorde que só seria batido pelo VW Fusca em 1972.

A linha de montagem e o aperfeiçoamento do processo levaram a uma redução drástica do tempo de montagem de um Modelo T que saiu de 12 horas e meia para... 93 minutos, isso mesmo!!! E ele podia ser comprado em qualquer cor desde que fosse preto, isso porque essa era a cor de secagem mais rápida, apenas em 1924 é que passou a ter realmente outras cores.

Ford criou também o que ele chamou de "salário de motivação" ao oferecer 5 dólares por dia de trabalho, isso na época era mais do que o dobro que as outras indústrias pagavam, esse ato foi muito rentável porque reduziu a rotatividade de empregados, reduziu os custos com treinamento e segurou os melhores mecânicos de Detroit na empresa, para completar ele ainda reduziu a jornada de trabalho de 9 para 8 horas. Outra característica de Ford foi o emprego de trabalhadores negros em uma época onde essa ação não era bem vista pela maioria dos empresários.

Apesar do recorde de vendas do Modelo T o tempo mostrava que se aproximava o momento dele ser aposentado, pois os carros da outras marcas apresentavam opções e variações melhores que levaram a queda nas vendas, diante disso, Ford junto com vários técnicos projetou e apresentou em 90 dias o Modelo A, cuja a carroceria foi desenvolvia pelo o seu filho Edsel

O Modelo A foi construído na fábrica de River Rouge, o maior complexo industrial do mundo, com 93 prédios e uma área construida de mais de 1,5 milhões de metros quadrados. Nessa unidade todo o processo da fabricação do aço até os pneus era feito lá, no caso desse último vinha inicialmente das seringueiras plantadas na Amazônia numa empreitada feita por Ford de garantir sua própria produção da borracha, mas que se mostrou um grande fracasso. O Modelo A vendeu mais de quatro milhões de unidades no período de 1927 a 1931, um enorme sucesso sem dúvida, mas o tempo não para e muito menos a concorrência, era preciso um novo produto para manter os consumidores interessados, diante disso Ford apresentou então o Modelo 18 que trazia o primeiro motor V8 produzido pela empresa voltado para as marcas, o grande diferencial estava no bloco e cabeçote que formavam um corpo único. As vendas desse novo modelo demoraram a decolar no comparativo com a GM, mas logo caiu no gosto das pessoas.

Por fim, antes de se afastar do comando da Ford por conta de problemas de saúde, Ford trabalhou no desenvolvimento de materiais de origem natural na composição de varias partes do carro, tendo inclusive apresentado um conceito em 1941, numa tendência que ganharia força apenas neste século.
Em relação a família, Henry Ford foi casado com Clara Jane Bryant (1896-1950) tendo um filho, Edsel Bryant Ford (1917-1943) que trabalhou junto com o pai na companhia até a sua morte aos 50 anos de idade, vitima de câncer, mas que teve quatro filhos, cujo o mais conhecido é Henry Ford II (1917-1987). 

Depois de uma vida dedicada aos carros, Henry Ford faleceu em Dearborn no dia 07 de abril de 1947 com 87 anos de idade, sendo considerado o sétimo homem mais rico do mundo em valores atualizados.

Para os apaixonados pelo Mustang é vital conhecer a história de Henry Ford, pois foi o seu pioneirismo na construção de carros populares, no aprimoramento da linha de montagem, na paixão pelas corridas e no lançamento do primeiro motor V8 da Ford que contribuiria para que seu neto, Henry Ford II, apresenta-se aos americanos e ao mundo um dos maiores ícones da indústria automotiva, o Ford Mustang.

Fonte de pesquisa: Site Best Cars no especial Henry Ford, um homem que mudou o mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas