Especial Enquete: Ferrari 288 GTO (vermelha)

A enquete desse mês de maio foi realmente muito demorada, tudo por conta de problemas técnicos que fizeram a mesma ser reiniciada, mas eis que temos uma vencedora, vamos a ela.

Nos início dos anos 1980 o comendador Enzo resolveu que era o momento da Ferrari retornar as competições de carros de turismo, empolgado com uma nova categoria que a FIA tinha criado, o Grupo B. Para essa nova empreitada ele chamou o estúdio Pininfarina para o desenho da carroceria, que foi inspirada na 308 GTB, só que maior, e com matérias leves em sua construção como fibra de carbono e alumínio. Na mecânica o motor utilizado foi um V8 modificado que recebeu dois turbocompressores, dois intercoolers e a redução da cilindrada de 3,0 para 2,85, essas modificações garantiram uma potência de 400 cv, fazendo-a ir de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, estava criada a Ferrari 288 GTO. Na Hot Wheels eu apresento a 288 GTO da série Garage 2010 com pintura vermelha e rodas RREx's.








As três versões da série Garage juntas, falta apenas uma para completar o conjunto.



Essa saiu apenas na caixa com 30 modelos da série Garage 2010.
A de baixo foi a primeira a aparecer no blog.

É claro que apenas potência e um belíssimo design não eram suficientes para garantir a eficiência necessária nas pistas de corridas, por isso a Ferrari investiu também no conjunto suspensão e nos freios permitindo a 288 GTO fazer as curvas grudada no chão. Infelizmente essa categoria não foi adiante, pois a FIA considerou os circuitos usados na época inseguros para as "feras" que estavam sendo preparadas pelas marcas, mesmo assim 272 unidades chegaram as ruas para a alegria de quem podia pagar. Em relação a mini, é simplesmente um modelo bem legal da Hot Wheels com um ótimo nível de detalhes que incluem pintura nos faróis dianteiros e traseiros, chassi e corpo de metal e as lindas rodas RREx's que parecem terem sido feitas para elas. Essa miniatura eu consegui via Mercado Livre no final de 2012.

Quero mais uma vez agradecer a todos que abraçaram a ideia e fizeram valer a sua escolha na votação desse mês e até a próxima.

Veja mais sobre essa lenda em Ferrari 288 GTO no HowStuffWorks (em inglês).


Comentários

  1. Bellísima 288 GTO, gran miniatura.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Juanh,

      Fico feliz que tenha gostado, é um exemplar realmente muito bonito, alias, todas, rsrsrsrs.

      Abração,

      Excluir
  2. Mais uma vez, Parabéns pela matéria
    e é claro, a Ferrari 288 GTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Clovis,

      Muito obrigado, fico muito feliz que tenha gostado do resultado do trabalho, e da mini, claro, rsrsrsrs.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas