Esp. Dodge 100 anos: O Desafiador

Depois de seis anos do surgimento dos primeiros "Pony Cars", a Dodge apresentou a sua leitura para o seguimento, chamado de Desafiador ou Challenger (como preferir), ele deu um novo fôlego a disputa. Vamos conhecer um pouco mais.

No início dos anos 1970, os primeiros "Pony Cars" estavam mudando de seguimento, se tornando maiores, "musculosos", mesmo assim a Chrysler viu potencial e solicitou a Dodge um novo projeto. O Challenger surgiu com a proposta de ser leve, "pequeno", robusto, simples e potente. No último quesito a quantidade de opções era imensa, embora o sonho de consumo era o V8 HEMI de 7,0 litros capaz de gerar 430 cv de potência com torque de 67,7 mkgf, poucos foram produzidos com essa configuração, tornando um exemplar nos dias atuais extremamente raro e valorizado. Na Hot Wheels eu apresento o '70 Dodge Challenger Hemi da linha básica 2008 com pintura vermelho burgundi e rodas PR5.







Abaixo com a versão da Mainline 2012.



A primeira geração do Dodge Challenger não teve vida longa, a primeira crise do petróleo o condenou a extinção em 1974. Mas felizmente os ventos mudaram de direção, motores eficientes no consumo e ainda mais potentes o fizeram retornar em grande estilo, suas linhas foram atualizadas, e agora como "Muscle" esta ainda mais brutal.

Em relação a mini, versão simples e bela da linha básica, e dentro das possibilidades bem decente, o detalhe do bocal de combustível pintado e as faixas cinzas laterais ficaram bem legais.

Essa miniatura eu consegui no fundo de um cesto da Lojas Americanas de Lauro de Freitas em maio desse ano - será que ficou muito tempo encalhada? Ainda bem, ótimo para mim!

Conheça a história do desafiador no especial Chumbo trocado do ótimo site Best Cars (em português).


Comentários

Postagens mais visitadas