Especial Ford Mustang 50 Anos – III Parte
Última
parte do Especial inteiramente dedicado aos 50 anos do Ford Mustang, nessa
postagem a quinta geração e o início a apresentação da sexta.
A onda retro estava em evidência
no início dos anos 2000, e foi pensando nisso que a Ford apresentou um novo projeto para o Mustang em homenagem aos 40 anos do lançamento, o modelo era
uma releitura do clássico de 1964. O público foi ao delírio, a receptividade
foi boa também na imprensa especializada, e dessa forma a marca do oval azul
ganhou os motivos que precisava para homologá-lo como a quinta geração.
Ford Mustang GT 2005 em versões Super T-Hunt (esquerda) e T-Hunt regular (direita) da Mainline 2008
A versão definitiva foi
apresentada em 2004 como modelo do ano seguinte, em relação ao conceito havia
mudado muito pouco e isso foi ótimo. Se por fora o visual era incrivelmente
nostálgico, por dentro não era diferente, o painel possuía um design do
clássico dos anos 1960 e a grafia dos números também, outro detalhe era o
volante, três raios, como no passado.
O retorno de uma parceria vitoriosa
A SVT – divisão de performance dos carros da Ford – convidou
Carroll Shelby para trabalhar em uma versão realmente brava do novo Mustang,
era o retorno dos Shelby GT500 em 2005, como sempre os destaques dessa versão
era o visual externo com as faixas duplas em cima e a mecânica, composta por um
motor V8 de 5,4 litros com compressor capaz de gerar 500 cv de potência e
torque de 62,2 kgfm, além disso, vinha também com freios brembo, cambio manual de
seis marchas e rodas de 19 polegadas, loucura pura.
Mas não parou ai, a Ford lançou também uma versão limitada do Shelby chamada de Mustang Shelby GT-H em homenagem aos modelos da locadora Hertz, a sua principal característica era o uso de um motor V8 de 4,6 litros que gerava 325 cv de potência, esse Mustang estava disponível com a carroceria cupê e conversível.
O retorno em grande estilo do Chevrolet Camaro e do Dodge Challenger fez a Ford se mexer para não ficar para traz com os seus maiores concorrentes, por isso em 2010 a Ford apresentou o seu primeiro facelift do Mustang, suas linhas sofriam pequenas alterações que o deixavam em sintonia com as tendências atuais.
Mas não foi apenas o design que
sofreu modificações, o motor V8 deixou de ser de ferro fundido para ser
produzido em alumínio, varias outras tecnologias foram incorporadas como o
controle de estabilidade, e a potência do motor V8 do GT aumentou para 319 cv.
Para os apaixonados pelo Mustang
foi ótimo a volta do Challenger e do Camaro, a Ford aumentou os seus esforços e
acelerou a incorporação de novas tecnologias que garantiram aos motores V6 e V8
saírem de 220 e 319 cv de potência, para 305 e 412 cv, era o retorno dos tempos
áureos, mas com um novo foco e olhar.
A volta do Chefe (Boss 302)
Em 2012, a Ford trouxe de volta a
versão Boss 302 do Mustang, externamente o modelo lembrava muito o clássico,
principalmente com as faixas laterais em forma de “C invertido” com o nome "Boss 302",
outra característica era a ausência dos faróis centrais (apenas o espaço permanecia) e a vocação para as
pistas de corrida - o objetivo principal do seu retorno. O coração dessa fera
era o V8 de 5,0 litros preparado para render 444 cv de potência que trazia
ainda cambio de seis marchas e freios brembo, por dentro mais esportividade com
os bancos Recaro.
Um Shelby Mustang realmente
brutal
Se a configuração das versões
lançadas a partir de 2005 já empolgava, a de 2012 então era “brutal”, isso
porque o GT500 recebia um motor V8 de 5,8 litros que com o advento de outras
tecnologias elevava a potência para 662 cv com torque de 83 mkgf e velocidade
final de 320 km/h, era simplesmente o motor V8 de produção mais potente do
mundo.
Mas se você considera que estes números
são poucos para quem busca potência, a Shelby disponibilizou um kit chamado de Super Snake que
permitia ao GT500 chegar a mais de 800 cv, uma loucura ainda maior.
Preparando para passar o bastão
para o sucessor
Dez anos se passaram desde o seu
lançamento oficial e a quinta geração grava o seu nome na história do Mustang
como a que o renasceu, que lhe deu maior voracidade, empolgação e e aumentou a paixão por um
carro que começou sem grandes pretensões e que chega aos cinquenta anos com a
ambição de se tornar em definitivo mundial – como se isso ainda não houvesse
acontecido -.
A sexta geração
Chegamos ao ano de 2014, e com
ele a nova geração do Mustang que traz em sua frente a nova identidade da Ford
observada no desenho da grade e dos faróis, mas diferente do passado essa
geração conseguiu manter os elementos que definem o que é um Mustang e ainda deixa-lo
atual para esse novo momento.
Se inicialmente o design não
empolgou – ainda parece um pouco uma versão cupê do Fusion -, à medida que
novas imagens vão aparecendo e que as versões preparadas vão sendo reveladas, é
dizer que esse cavalo alado promete... e muito, principalmente no que diz respeito a mecânica, agora ele possui as opções dos motores V6 com 306 cv, o V8 com 441 cv e o quatro cilindros Ecoboost com 314 cv de potência, esse último tem como foco a expansão do mercado para outros países, especialmente os do continente europeu.
Acima as cinco gerações anteriores saudando a novíssima
Encerramento da terceira parte e do Especial
Ford Mustang 50 anos, um carro fantástico, paixão de muitos – inclusive eu - e
admirados por outros tantos, que venha as próximas cinco décadas.Veja também:
Especial Ford Mustang 50 anos - Parte I
Especial Ford Mustang 50 anos - Parte II
Top demais o artigo, meus parabéns! Apaixonado por Mustang também!
ResponderExcluirpara 2015 será a minha meta principal da coleção....conseguir o máximo de Mustangs de todas as gerações lançadas....
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