Especial GM: Buick Grand Nacional

O Grand Nacional foi uma aposta da GM através da Buick de retomar o espírito "Muscle" em meados dos anos 1980, e falando da marca, vamos a ela.

A Buick foi fundada em 1903, por David e Tomas D. Buick, na cidade de Detroit com o objetivo de produzir motores estacionários e posteriormente de carros, depois de enfrentar serias dividas a marca foi incorporada por William C. Durant a GM cinco anos depois. A ideia com a marca era produzir carros luxuosos e confortáveis sem as excentricidades e os valores salgados da Cadillac, por isso durante muito tempo a Buick teve fama de possuir modelos de "tiozão", mas em alguns momentos houve a exceção, como nos anos 1980 com o Grand Nacional. A proposta com ele era oferecer uma versão esportiva com motor V6 turbo de 3,8 litros capaz de gerar 276 cv de potência, isso permitia ao carro ir de 0 a 96 km/h em 5,9 segundos, excelente para os padrões da época. Na Hot Wheels eu apresento o Buick Grand Nacional da linha básica 2007 (lançamento) com pintura metálica Burgundy e rodas 5SP.












Abaixo com a versão da série Boulevard 2012



Os anos 1980 foi um período carente de carros verdadeiramente esportivos para os americanos, muito se deve é claro, as condições econômicas que não motivavam as montadoras a ir além, mas houve de forma esporádica projetos como esse do Buick Grand Nacional, que de tão bom fez a própria GM se mexer para que a sua estrela maior, o Corvette, não ficasse para traz.

Em relação a mini, essa é uma das versões de lançamento da Mainline 2007, a cor original do Grand Nacional é preto, mas a Hot Wheels resolveu diversificar com uma variação como essa, um outro detalhe é a frente que é móvel e pode ser removida, algo que não ocorre mais com as versões atuais.

Essa miniatura eu consegui em um Hiper Bom Preço de Salvador em junho de 2012.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas