Especial GM: Pontiac Firebird Trans Am (Hot Bird)

Terceiro dia de especial GM e terceira marca do grupo, a de hoje é a extinta Pontiac que produziu carros lendários e que possuem nos dias atuais uma legião de admiradores, vamos conhecer um desses.

A Pontiac foi uma marca criada diretamente pela GM em 1926, na cidade de mesmo nome, o objetivo era ofertar carros com valores que ficassem entre os da Chevrolet e da Oldsmobile. Entre os principais modelos desenvolvidos pela divisão esta o fundador do seguimento Muscle Car, o GTO, e o Firebird que fez sucesso em filmes e séries de TV (lembra do K.I.T.T.?). Falando no segundo, ele nasceu para enfrentar o Ford Mustang na categoria Pony Car, depois na época de combustível caro se destacou por ser um dos poucos remanescentes do seguimento "musculoso" a sobreviver com um visual esportivo e motores que davam para o gasto, como o V8 400 que gerava 185 cv de potência. Na Hot Wheels eu apresento o Hot Bird da série Garage 2011 co pintura metálica dourada e rodas HubRR douradas.









Abaixo com a versão "Super" da Mainline 2008.



Um dos destaques do Firebird Trans Am nos anos 1970 era o pássaro de fogo no capô, havia os que gostava e os que detestava, para muitos jovens americanos ele foi o primeiro modelo, o carro de ir para a escola e por isso é venerado por muitos adultos nos dias atuais. Essas características do carro ajudaram a Pontiac a enfrentar um dos períodos mais difíceis para as montadoras americanas, que foi exatamente o da década de setenta do século XX.

Em relação a mini, belo modelo da série Garage da Hot Wheels que traz um bom nível de detalhes para os padrões da mini, isso porque o seu projeto é de 1978, e como percebem o nome utilizado é Hot Bird e não Firebird Trans Am.

Essa miniatura eu consegui em uma troca com um amigo e colecionador do Clube Hot Wheels Brasil em setembro do ano passado.


Comentários

  1. gosto muito desse modelo... na epoca q saiu o $TH eu consegui 2....top msm.... parabens pelas fotos e pela materia Doalcey...abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jean,

      Tenho um carinho enorme por essa mini, mesmo com o lançamento da outra versão que é simplesmente linda e bem mais fiel ao original do que essa.

      Abração,

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas