Chevrolet Corvette Grand Sport Roadster

Um Corvette produzido especialmente para as pistas de corridas, esse foi o objetivo do Grand Sport, mas o seu foco estava em um modelo específico, o AC Cobra, vamos entender.

No início dos anos 1960 o engenheiro-chefe do Chevrolet Corvette era Zora Duntov - um apaixonado por corridas e pelos carros da GM - que se via muito incomodado pelo sucesso dos carros de Carroll Shelby nas pistas de corrida, por isso ele reuniu outros engenheiros da GM para desenvolver um Corvette que pudesse bater de frente. Nascia assim, o Grand Sport com carroceria roadster, suspensão ativa, motor V8 de 6,0 litros com bloco de alumínio e 862 kg de peso (meia tonelada mais leve que a versão de rua). Os testes se mostraram extremamente animadores, o carro tinha muito potencial e a estreia estava marcada para a prova de Le Mans em 1963 com o Grand Sport inscrito na categoria GT, só que ai... Na Hot Wheels eu apresento o Corvette Grand Sport Roadster da linha básica 2015 (lançamento) com pintura azul e rodas 5SP amarelas.











Abaixo com a versão roadster da Mainline 2013





Como eu estava dizendo, para confirmar a participação era preciso a produção de pelo menos 125 exemplares para as ruas, o que não seria problema para a GM, se não fosse um acordo feito entre as grandes montadoras americanas da época que não permitia a participação direta das mesmas no desenvolvimento de modelos paras as pistas de corrida. Diante disso, apenas cinco exemplares foram produzidos, dois roadster e três cupê que foram repassados para equipes independentes.

Em relação a mini, a muito tempo esperava pelo lançamento da versão roadster na escala 1:64, afinal de contas existe muita história envolvida, a Hot Wheels fez isso neste ano com um modelo que tem a cor original utilizada por uma das equipes dos anos 1960, que incluem ainda os escapamentos na cor amarela, o ponto fraco ai é que o chassi também ficou com a mesma cor.

Esse exemplar eu consegui em uma Lojas Americanas de Salvador em dezembro do ano passado.


Comentários

  1. Cara, tenho uma dessa que comprei a muito tempo num Sebo de Livros aqui em São José dos Campos-SP, vou procurar a data da mesma para colocar aqui, a minha esta toda ralada a pintura, mas ainda dá para ver alguns detalhes, abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas