Especial Pony Car - Encerramento

No início da semana apresentei de forma simples a definição e os principais modelos do segmento Pony Car, hoje vou abordar os conflitos que existem no mesmo, acompanhem.

Bom seria si na vida tudo fosse simples: preto e branco, bem e mau, certo e errado, mas não é, principalmente no segmento Pony Car onde muitas vezes as discussões se tornam bem acaloradas, tudo isso por conta de alguns detalhes que entram em conflito com as definições, vamos analisar.

Motores e Potência
1966 Shelby GT350 (verde - M2 Machines) e 1967 Shelby GT500 (Greenlight)

Na teoria os Pony Car se caracterizam pela utilização de motores V8 de bloco pequeno com no máximo 300 cv de potência, muito bem, só que em 1966 Carroll Shelby (1923-2012) foi convidado pela Ford para melhorar a performance do Mustang, o resultado foi o lançamento do GT350 e do GT500 com motores V8 de bloco grande e mais de 350 cv de potência, e agora? Pony Car ou Muscle Car?
1968 COPO Camaro da Hot Wheels
Outros modelos também receberam motores V8 de bloco grande como o Chevrolet COPO Camaro de 1968 com potência superior a 400 cv, até mesmo o Dodge Challenger em 1970 tinha um monstro beberrão embaixo do capô era o HEMI 426 que gerava 425 cv.

Tamanho da carroceria
Ford Mustang Boss 429 (preto - M2 Machines) e conversível (Greenlight) de 1970
O Ford Mustang teve uma carroceria "compacta" para os modelos de 1965 a 1968, no entanto, em 1969 se tornava maior para poder disputar mercado com o Dodge Charger e o Chevrolet Chevelle, novamente aqui fica a duvida: Pony Car ou Muscle Car?
1970 Chevrolet Camaro Z/28 (esquerda - Greenlight) e 1971 Pontiac Firebird (Matchbox)

Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird também seguiram o mesmo caminho em 1970 com a apresentação da segunda geração que os deixava maiores, ou seja, de porte "médio" para os padrões americanos, no entanto, os motores V8 de bloco pequeno com potencia inferior a 300 cv permaneciam disponíveis, e agora?

Preço
1968 Mercury Cougar da Matchbox
Outro complicador, segundo as características dos Pony Car o seu preço tinha que ser baixo, ou seja, acessível a maioria dos consumidores da classe média, no entanto, o Mercury Cougar era luxuoso e caro, assim como o Ford Mustang que a partir de 1967 passou a ter uma versão de luxo, sem falar que as versões com motores de bloco grande não eram exatamente baratas.
Ford Mustang Mach 1 1971 (vermelho - Hot Wheels) e Mach 1 1970 (Johnny Lightning)
Essa condição de versões caras eram observada em todos os modelos do seguimento na época, principalmente quando o item potência era considerado, então como ficam eles: Pony Car ou Muscle Car?

Como podem ver na prática não é fácil classificar um carro do segmento em Pony Car ou Muscle Car, embora na internet existam tabelas procurando fazer a divisão indicando quem é um e outro, no entanto é consenso da maioria dos estudiosos que todos eles são Muscle Car, já que em linhas gerais carregam as mesmas características, tanto que nos dias atuais a maioria da mídia especializada chama os remanescentes Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Dodge Challenger de Muscle Car, mas ainda fica uma pergunta: Como fica as versões com motores de quatro cilindros turbinada e os V6?

Confira também a primeira parte do especial clicando em Pony Car - Abertura.

Comentários

  1. Muy interesante el tema. Yo considero todo automovil de tamaño mediano, con un bonete largo (long hood) y trasero corto, un Ponycar. Sin importar si tiene un "small block" o un motor grande. El termino "ponycar" no es una categoria de los manufactureros. Es un termino creado por la comunidad entusiasta de los carros. Luego del Mustang (el Ponycar original), el Camaro, Firebird, Barracuda, Challenger, y Javelin AMX, sigieron el segmento "oficial" de "Sports Coupe", y todos en la comunidad los identificaron con el Mustang como "Ponycars". Hoy en dia, cincuenta anos despues de que el Mustang creara el termino "Ponycar", estamos viviendo un caso similar, donde el Mustang, Challenger y Camaro son comparados en estilo y mecanica. Vas a la pagina de Dodge y al nuevo Challenger lo llaman un "icono". Al Mustang siempre le acompaña la palabra "heritage", el Camaro nunca debio de dejar ser producido. Es un carro muy popular.
    La suerte para nosotros los coleccionistas es que hay una gran variedad de modelos, tanto los originales, como los modernos. Gracias.
    Cesar Ivan

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