Especial Viaturas Policiais

As viaturas policiais encantam os apaixonados por carros, não apenas pelo serviço que prestam, mas pela beleza das pinturas e dos equipamentos disponíveis, vamos então as curiosidades sobre elas.

A participação dos veículos com quatro rodas remetem ao tempo das carruagens, eram os meios utilizados pela representação da lei para transportar criminosos de um local para o outro.
Ford Mustang LX de terceira geração da Greenlight
O advento do automóvel e a sua utilização pelos criminosos levaram os departamentos de policiais a buscarem modelos que pudessem ser utilizados não só para o transporte de criminosos como para o patrulhamento diário.
Chevrolet Corvette de quarta (esquerda) e sexta gerações da Hot Wheels
Inicialmente os carros eram basicamente modelos comuns com o nome da designação da policia nas laterais, após a segunda guerra mundial as montadoras perceberam o filão e começaram a oferecer modelos com mecânica preparada, que por vez eram encaminhadas para as empresas especializadas que instalavam equipamentos específicos como rádio comunicador, sirene, giroflex, grade interna e outros itens de acordo as necessidades de cada departamento.
Sheriff Patrol uma versão do Dodge Mônaco da Hot Wheels
Ao redor do mundo cada autoridade policial adquire os carros de acordo as exigências de sua região e o setor da policia, ou seja:
Subaru Impreza WRX da RMZ City (preto) e Matchbox
Para o patrulhamento diários carros básicos com capacidade mínima para dois policiais, equipamentos e transporte de suspeitos;
Dodge Mônaco da Greenlight
Veículos de resposta rápida, em alguns países carros com motores mais potentes e outros equipamentos são utilizados em ações policiais que se fazem necessárias;
Ford Crown Victoria da Greenlight
Veículos Utilitários, pensados inicialmente para uso em terrenos difíceis, esses carros tem sido utilizados cada vez mais nos mais variados serviços, do básico a interceptação.
Ford Explorer da Greenlight
A pintura das viaturas é um caso a parte, no passado eram as tradicionais preto e branco, hoje vão de acordo o gosto de cada um.
Volkswagen Fusca da Greenlight
Apesar da renovação da frota ocorrer anualmente, alguns modelos se tornaram clássicos em alguns países, sendo lembrados sempre, é o caso do Volkswagen Fusca (Beetle) no Brasil, do Dodge Mônaco e do Ford Crown Victoria nos Estados Unidos e da Lamborghhini Gallardo na Itália.
Lamborghini Gallardo da Kyosho (verde) e Hot Wheels essa da Polizia da Itália

Sem dúvida as viaturas policiais conseguem exercer até os dias atuais um enorme fascínio nas pessoas, seja pela sua robustez, por ser temida ou pelas cores utilizadas, enfim carros fantásticos que merecem uma atenção toda especial, por isso a semana que se inicia vai ser dedicada a elas, arrume um tempo na sua agenda, como sempre vai valer o esforço.

Conheça alguns dos modelos que atuaram na policia civil de Minas Gerais nesse link do site Cyberpolicia (em português).

Conheça mais sobre a história dos carros na policia em The History of Police Car no site HowStuffWorks (em inglês).


Comentários

Postagens mais visitadas