Miniaturas Muscle Car e as marcas

As quartas-feiras do blog em setembro serão dedicadas aos Muscle Car, por isso o blog preparou esse especial para falar sobre o que as fabricantes de miniaturas tem oferecido, acompanhem.

A cultura americana é disseminada ao redor do mundo através dos filmes e séries de TV, desde que esses meios ganharam popularidade no início do século XX, nos carros o segmento Muscle Car é o mais conhecido, por isso um dos mais representados na forma de miniaturas na escala 1:64. Falar especificamente de um deles é complexo, ainda sim o blog faz nas próximas linhas uma breve analise do que as principais marcas tem apresentado, vejamos.

Hot Wheels
O segmento Muscle Car é o campeão de participações na marca americana, a Mainline é quem possui o maior numero de exemplares, mas as séries colecionáveis também contam com aparições. Em relação aos modelos encontra-se desde os famosos (Pontiac GTO, Ford Torino, Dodge Charger) até os menos conhecidos como o Plymouth GTX e o Buick Grand National.

Greenlight
Criada em 2002, a marca especializou-se na reprodução de Muscle Car, seu portfólio não é grande, mas apresenta os modelos mais conhecidos como o Pontia GTO, o Dodge Charger, o Chevrolet Chevelle, o Plymouth GTX, o Pontiac Firebird, embora curiosamente não possua o Ford Torino. A qualidade dos seus produtos é o seu ponto alto com apresentação de versões baseadas nos originais e outras com pintura e decais criados por ela.

M2 Machines
Basicamente a época de ouro dos Muscle Car vai de 1964 a 1972, sendo assim se encaixa muito bem nos anos que são o foco da M2 Machines, dessa forma o segmento é muitíssimo bem representado com uma porção de séries inteiramente dedicados a eles com destaque para algumas que trazem a carcaça antiga com mecânica atualizada em seu interior, os chamados restomod.

Matchbox
A maioria das opções do segmento se concentram no passado da marca, nos dias atuais o foco esta nos modelos famosos como os Dodge Charger e Challenger, o Chevrolet Chevelle, o Pontiac GTO e Firebird, além de alguns outros como o Mustang, o Camaro e o Mercury Cougar.

Auto World
Imagem blog Diecast Hobbist
Outra marcada americana que também tem direcionado os seus lançamentos para o segmento Muscle, o seu portfólio até o momento é pequeno, mas interessante com a apresentação de versões ainda não observadas em outras marcas como o 1973 Plymouth Road Runner.

Maisto

Ter um grande portfólio não é o objetivo da marca, por isso dentro do segmento Muscle os mais conhecidos estão presentes como o Charger, o GTO, o Chevelle, o Challenger e o Firebird com design normal ou tunado.

Jada
Imagem oficial Jada
O que predomina na marca são os carros americanos, e naturalmente os Muscle Car com versões em sua maioria com perfil exagerado, ainda que possa ser encontrado exceções. Não espere também uma variedade imensa de modelos, mas para quem gosta dos famosos é possível encontrar quase todos.

Johnny Lightning
É preciso reconhecer que a marca soube desbravar o mundo das miniaturas com o lançamento de uma série de modelos que o colecionador tanto desejava, principalmente em uma época onde a informação não fluía com tanta rapidez como hoje, o segmento Muscle Car foi muito bem explorado pela Johnny Lightning com uma boa quantidade de versões que englobam os carros desejados e os pouco conhecidos.

Outras marcas
Kyosho
Welly
As marcas europeias e japonesas tem o seu portfólio focado nos modelos que rodam em seus respectivos continentes, mesmo assim o segmento Muscle possui representantes que podem ser encontrados na Welly, na Kyosho, na Tomica, na Siku e na Majorette.

Os mais reproduzidos
A maioria dos Muscle Car que aparecem nas marcas de miniaturas são da época de ouro (1964 a 1972), entre os carros destaques para: o Dodge Charger e Challenger, o Chevrolet Chevelle, o Pontiac GTO e Firebird, o Ford Torino. Nos tempos atuais os remanescentes Charger, Challenger, Camaro e Mustang são figuras constantes.

E como fica os quesitos qualidade e fidelidade? Bem, deixemos isso para uma próxima oportunidade, enquanto isso acompanhe ao longo das quartas-feiras do mês os modelos selecionados.

Clique em Muscle Car para conferir todos os modelos que já apareceram no blog.

Comentários

  1. Gosto demais dos muscle cars.... eh um dos temas principais da coleção.... Mustang, Camaro, Pontiac e por ai vai, blz de materia Doalcey...

    ResponderExcluir
  2. Não coleciono Muscle Cars, mais quando vejo algum da HW e gosto eu compro, tenho poucos mais os acho bem legais, mais meu foco é mais as caminhonetes da chevy, temáticos, hot rods, caminhões e carros de luxo da atualidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas