Especial Os detalhes nas Miniaturas de Carros

Muito se fala aqui no blog sobre os detalhes importantes em uma miniatura na escala 1:64, mas quais seriam eles? Acompanhem.

A escala 1:64 é boa para colecionar porque permite armazenar um maior numero de modelos em um menor espaço, sem falar que os valores cobrados são em sua maioria bem menores que aqueles praticados em escalas maiores. No entanto, obter um nível de detalhes alto nesse tamanho diminuto é complicado, por isso marcas que se dedicam a esses fatores tendem a cobrar mais caro por eles o que acaba por limitarem as suas vendas, isso não significa que maiores quantidades não possam esta disponíveis em modelos mais baratos.

Belo papo, mas quais seriam de fato estes detalhes tão comentados? Em 2013, o blog produziu quatro especiais abordando estas características, nas próximas linhas descreverei quais são e nos link em azul você poderá ver o comparativo feito com várias marcas na época sobre cada um desses fatores.

Os Faróis e as lanternas
Uma das identidades visuais de um carro é a sua dianteira onde se pode observar a grade, o para choque e os faróis que quando bem concebidos deixam um veículo muito bonito. Na escala diecast reproduzi-los não é necessariamente difícil, e eles podem vir apenas com a silhueta, pintado, com decais ou de plástico.

As lanternas na traseira também é um item que chama a atenção - e não é apenas por ser um componente de segurança - quando possui um belo design. No mundo das miniaturas a sua presença a deixa bem mais atraente e bonita, e podem vir com uma das quatro formas dos faróis.

Entre as fabricantes o cuidado com este detalhe vai depender da linha comercializada, sendo assim eu recomendo a leitura do Especial Detalhes: Os faróis do blog para compreender as diferenças e semelhanças.

A Carroceria
Para um apaixonado por carros o encanto com um determinado modelo começa pelo design da sua carroceria, por isso as montadoras levam esse fator em consideração mesmo quando a funcionalidade tem que ser considerada - algo levado em conta nos supercarros atuais. Nas miniaturas esse fator é importante porque nele aparecerão as linhas das portas, do capô, maçanetas, bocal de combustível, porta-malas, retrovisores e outros.

Em relação ao material utilizado na fabricação, desde os primórdios do colecionismo de miniaturas o material usado para a sua construção é uma liga metálica, a mais utilizada é o zamac que compõe a carroceria e o chassi das séries colecionáveis da maioria das fabricantes. O outro item que tem ganhado espaço é o plástico, que por ser mais barato garante que os preço final cobrado possa ficar dentro do que o colecionador esta disposto a pagar nas lojas.

A atenção que as fabricantes dão a esse item, os materiais utilizados e a quantidade de partes visíveis  e/ou moveis vai depender da linha de cada um, isso foi abordado no Especial Detalhes: Carroceria do blog.

Rodas e Pneus
Quer chamar a atenção na rua com um carro? Coloque uma bela roda. Com as minis não é diferente, as rodas chamam a atenção. A maioria das fabricantes se preocupam com a peça e procuram reproduzir um modelo que seja o mais próximo possível da original.


Os pneus de borracha é um outro fator muito apreciado pelos colecionadores, afinal de contas o que se deseja é a proximidade com a escala 1:1, encontrá-los nas miniaturas vai depender da linha e/ou da marca, essa analise e comparativo o blog falou no Especial Detalhes: Rodas e Pneus.

A Pintura
A cor chama a atenção da maioria dos seres vivos independente do tipo ou tamanho. Em nós humanos podem representar alegrias, tristezas, ódio e outros sentimentos, por isso as montadoras se preocupam com este detalhe na concepção dos seus carros, e essa mesma condição é levada em conta na reprodução de uma mini.

Para a maioria das fabricantes a cor escolhida é uma reprodução do original, no entanto, para determinadas edições aceita-se outras opções, o que é bom para o colecionador que gostou de um determinado exemplar, mas desejava que fosse em uma outra cor.

Sobre essa característica e as versões especiais das fabricantes o blog falou no Especial Detalhes: Pintura que vale a pena conferir.

Esses são os detalhes gerais que são bem vindos em uma miniatura, outros como o interior bem desenhado e/ou pintado, com motor visível, capô que abre e portas vai depender dos objetivos de cada marca, e do interesse de cada colecionador.

Comentários

  1. Bom o que eu posso falar desta excelente matéria, eu não canso de ver e rever seus post, são muito bem fotografados e explicativos. Eu como colecionador que voltou depois de anos ao hobby de colecionar as ""minis"" 1:64 te confesso que foi você um dos maiores responsáveis por esta volta. Muito obrigado pelo seu trabalho que por sinal é maravilhoso um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Uma belíssima matéria como sempre, realmente alguns detalhes a mais ou a menos fazem a diferença entre levar ou deixar a miniatura...

    ResponderExcluir
  3. Show de bola esse post! A medida que o tempo vai passando vou ficando mais criterioso com as minis e o que realmente conta no final é o acréscimo ou não nos detalhes! Abraços amigo Doalcey!

    ResponderExcluir
  4. faz uma materia sobre essa mclaren amarela!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas