Carros reais e suas Minis: Anos 1970

Os anos 1970 começaram intensos para os carros potentes, no entanto, a crise do petróleo iria esfriar os ânimos, mas expandiria outros segmentos. Acompanhem.

Analisando atentamente, a década de setenta do século XX foi o ponto de transformação para os carros, pois no momento em que os países árabes criaram as duas crises estabeleceram as bases para toda uma nova geração de motores, carros e segmentos que surgiriam nos decênios seguintes. Mas, quais foram os possantes que se destacaram nesse período? A lista é imensa, por isso o blog separou quatro deles para falar, mostrando também a versão mini. Vejamos.

1970 Chevrolet Chevelle SS 454
A quarta geração do Chevelle chegava em 1970 ainda mais musculosa, tanto no design, como na motorização, cujo o ápice era o V8 454 de 7,0 litros que gerava 450 cv brutos de potência - o Muscle Car mais poderoso de sua época -, poucos deles foram produzidos, por isso são raros nos dias atuais e muito valiosos. Uma curiosidade desse modelo é que os faróis duplos foram utilizados apenas neste ano. Confira aqui a versão M2 Machines e aqui da Hot Wheels.

1978 Dodge Li'l Red Express Pickup
As picapes começaram a ganhar espaço nos Estados Unidos com a crise do petróleo e as novas normas de emissão de poluentes, de olho no desejo dos consumidores por esportividade a Chrysler lançou a Dodge Li'l Express com entre-eixo curto, baixo peso, escapamentos na vertical e um motor V8 360 que fornecia 225 cv de potência - o carro americano mais rápido daquele ano segundo a revista Car and Driver. Confira aqui a versão da Hot Wheels.

1976 Lotus Esprit S1
Para os carros esportivos europeus a situação também não foi das melhores, era preciso fazer mais com menos, foi o que a Lotus fez com Esprit S1 que possuía uma carroceria leve feita de plástico combinado com fibra de vidro na carroceria e aço no chassi, o que resultava em apenas 1.100 kg de peso. Isso garantia uma melhor performance do motor quatro cilindros de 2,0 litros que entregava 160 cv de potência. Confira aqui a versão mini da Hot Wheels.

Nissan Fairlady Z
A Nissan foi a marca japonesa que mais investiu no segmento esportivo nos anos 1970, entre as opções estavam o 2000, o Skyline 2000GT-R e o Fairlady Z. O terceiro estreou no final dos anos 1960 com o 240z, na década seguinte vieram o 260z e o 280z que se destacavam pela beleza, mecânica simples e rapidez fornecida por motores seis em linha que variavam de 2,4 a 2,8 litros que forneciam até 139 cv de potência. Confira aqui a versão mini da Hot Wheels.

Como podem ver a esportividade continuou presente nos anos 1970, mas para continuar existindo tiveram que se adaptar à nova realidade, o que foi extremamente positivo, pois das suas ideias surgiram nos dias atuais toda uma geração de veículos maravilhosos como a F-150 Raptor, o 370z, o Elise e o novo Camaro.

Comentários

Postagens mais visitadas