Especial Mainline: Sub-série Art Car

A sub-série Art Car apareceu pela primeira vez na Mainline Hot Wheels em 2015, e desde então tem dividido opiniões, mas o que ela de fato representa? Acompanhem.

O termo Art Car não é exclusividade de El Segundo, no mundo dos carros já vem de algum tempo, sendo o seu principal representante os bólidos da BMW. A história com a marca Bávara começou em 1975 com uma pintura independente feita pelo escultor americano Alexander Calder que expôs a sua arte em um 3.0 CSL preparado para as 24 horas de Le Mans a pedido do piloto francês Hervé Poulain
BMW 3.0 CSL primeiro modelo da marca a ter uma arte pintada na carroceria - Imagem: FlatOut
Depois vieram ao longo desses quarenta e dois anos dezessete encomendas feitas diretamente pela marca à artistas renomados, o resultado dos trabalhos foram mostrados nos carros de corridas e/ou exibidos em exposições e museus ao redor do mundo.
BMW M1 Procar pintado pelo famoso artista Andy Warhol - Imagem: FlatOut
A Hot Wheels pegou este principio e transferiu para as suas minis pela primeira na Mainline 2015 com cinco modelos que traziam, de acordo as suas características, uma arte que reverenciava um estilo ou momento: o Volkswagen Beetle, por exemplo, tinha uma pintura em homenagem ao movimento hippie dos anos 1960; a Austin Mini Van uma representação feita a mão da bandeira britânica; o Bread Box vinha com decais que lembravam o que foi utilizado no BMW Série 3 de 1977.
Imagem: site Hot Wheels BR


Em 2016, o número dobrou e cada um deles vinha com uma letra no teto que quando unidas formavam a frase 'HW ART CARS 16' - observe abaixo. 
Imagem retirada da internet
Os temas colocados em cada miniatura diversificou: o Chevrolet Impala trazia uma pintura tribal, o Chrysler 300c Tooned vinha com uma pintura abstrata baseada nos respingos da tinta, o Combat Medic homenageava os quadrinhos, o '07 Ford Mustang utilizava uma pintura baseada em pixels e a Chevy Silverado um desenho no estilo grafite.

Além das artes presentes nas miniaturas, a Art Car foi uma das agraciadas com uma versão Super, o escolhido foi o Boom Box que reproduz na carroceria um mosaico retangular com cores vibrantes.
Imagem: Mattel Brasil
Para este ano continua sendo 10 miniaturas que mais uma vez formam a frase citada acima trocando apenas o 6 pelo 7. As minis selecionadas são em sua maioria não-licenciados - deixando bem claro que o foco vai ser mesmo o público infantil. 
Imagem: Catalogo Kogumine
As pinturas são em sua maioria reedições das que saíram nos primeiros anos em outras minis. Uma das novidades de 2017 na sub-série é a presença do Volkswagen Golf Mk7 que estreou na Car Culture do ano passado e agora aparece pela primeira vez na Mainline
Imagem: Mattel Brasil
O brasileiro Amazoon também esta na linha com um conjunto de cores alegres que formam um mosaico que deverão encantar bastante as crianças... óbvio!
Imagem: Mattel Brasil
Como puderem perceber existe mais história na sub-série Art Car que realmente aparentam, e isso é importante porque permite as crianças, os jovens e os adultos conhecerem mais sobre a cultura artística simplesmente brincando com as suas minis.

Confira também o especial com a sub-série Flames da Mainline Hot Wheels.

Comentários

Postagens mais visitadas