Reflexões do blog: O que o colecionador de fato quer ler?

Depois de uma semana sem atividades Minis em Foco retorna com uma reflexão mais do que necessária, acompanhem.

Produzir um blog de qualidade não é tarefa fácil, quando Minis em Foco deixou de ser apenas uma forma de mostrar a minha coleção as responsabilidades aumentaram drasticamente, principalmente quando os números da audiência chegaram no mesmo patamar, e isso em um primeiro momento foi maravilhoso, afinal de contas quem não quer uma fama? E foi ai o problema.

Diante de números tão bons eu considerei que os leitores em sua ampla maioria iriam desejar algo mais que apenas as divulgações dos modelos do lote recente da Mainline Hot Wheels, das linhas colecionáveis da marca citada ou ficar mostrando o que de fato é verdadeiramente raro e esta custando caro no hobby, pensei comigo que os colecionadores iriam gostar de participar em massa das enquetes, de ler sobre carros reais representados por suas miniaturas, que iriam apreciar as novidades das outras fabricantes de minis, que iriam curtir de montão exemplares que não são encontrados mais em lojas físicas, que iriam apreciar outros temas ligados ao mundo dos carros e as miniaturas como cartoons, dioramas, carros abandonados, carros reais, games e... fotografias com os modelos na escala 1:64 feitos ao ar livre.

Bem... eu estava errado, e muito errado! O que garante audiência mesmo nesse mundo são as minis do último lote da Mainline Hot Wheels, são as imagens dos produtos inacabados roubados da fabrica da Mattel e postos a venda no eBay que são divulgados como se fossem acontecimentos do ano, verdadeiras hecatombes do meio (desculpe o "maior blog" sobre o colecionismo na escala 1:64, mas tinha que fazer sim esse desabafo) e por fim, o delírio de achar que o Super do mês vai lhe tornar milionário ou que ainda aquela mini com o ano de licenciamento de 20 ou 30 atrás vai ser o passaporte para o mundo dos milionários do mundo capitalista.

A audiência é algo que lhe cativa, ver os números crescendo, as pessoas comentando sobre o que publica faz crescer o seu ego, mas como ficam aqueles fatores que realmente lhe fazem feliz com algo? Gosto de mostrar as novidades do lote recente da linha básica da Hot Wheels, idem para os colecionáveis, não curto mostrar minis roubadas que muitas vezes estão incompletas ou utilizam alguma peça que é provisória (por sinal, foi pensando exatamente nisso que os design de El Segundo criaram a conta no Instagran, para ao menos reduzir essa proliferação de notícias, cujo o objetivo é apenas gerar cliques), e acima de tudo isso gosto mais ainda de contar histórias sobre carros reais com as suas versões em miniatura, fazer belíssimas fotografias com elas seja em estúdio ou ao ar livre, só que fazer tudo isso compromete um tempo gigantesco...

É claro que cada publicação vai requerer uma dedicação diferente, se for apenas notícias - entre duas e três horas terão que ser reservadas para a construção de um texto que ajude o leitor a enxergar as qualidades daquela coleção que vai chegar em breve nas lojas físicas - nessas horas não estão inclusas aquelas dezenas de minutos utilizadas em busca da notícia.

Se a postagem vai ser com alguma mini especifica o tempo vai ser bem maior, pois tem a montagem do estúdio, a realização da sessão de fotos com o registro de pelo menos 50 a 60 fotos para no final escolher apenas de 15 a 20, tem ainda a edição, a pesquisa por informações sobre o carro real, a mini, a digitação, a formatação, a publicação e posteriormente a divulgação nas principais redes sociais e os respectivos grupos de cada uma, ufa!!! Total dessa brincadeira? Pelo menos 8 horas de trabalho para uma única miniatura postada.

Agora imagine se a ideia é produzir um especial maior contando a história de um carro, um segmento, uma pessoa, uma marca e afins... são necessários pelo menos uma semana de trabalho dedicado. Como resultado de tudo isso o seu tempo livre passa a girar inteiramente em torno de algo que era para ser apenas mais um dos seus hobbys.

Durante cinco anos eu realmente mergulhei nessa ideia, abdiquei de viagens e outras atividades interessantes para respirar apenas Minis em Foco porque acreditei que a maioria dos colecionadores como eu estavam interessados em conhecer mais sobre o colecionismo, sobre carros, cultura, fotografia e o que mais pudesse ser agregado ao tema, mas como disse acima me enganei, por isso as minhas prioridades nesse ano mudaram bastante, tenho algumas metas profissionais que busco, tem os outros hobby que amo que estou voltando a cutir, e dentro do mundo das miniaturas de carros na escala 1:64 existe o desejo de voltar a produzir material com mais qualidade focado na paixão de falar e mostrar, e não na quantidade de cliques que isso poderá gerar.

Diante disso, não se preocupem Minis em Foco não vai parar, mas em prol de maior qualidade o ritmo de postagens vai diminuir drasticamente, mas como nada dura para sempre, quem sabe um dia volte a normalizar.

Se você leu o texto até aqui eu quero dizer: Muito obrigado, pois precisava desabafar! E aqueles seguidores fieis muito obrigado pelo apoio, o simples fato de acessar o que é postado mesmo não comentando já é mais do que valido para mim e um dos motivos de continuar acreditando na ideia desse blog.

Grande Abraço e vamos a semana!!!

Comentários

  1. Olá, Doalcey. Pois bem, quero lhe dizer que adentrei no colecionismo apenas esse ano, mais precisamente os mainlines hot wheels, e é uma pena que suas postagens venham a diminuir drasticamente pois uso seu glorioso blog como fonte de de aprendizado, busca e de apreciação também, haja vista a beleza das fotos das minis que você produz. Ainda, que o meu foco é apenas nos mainlines por dois fatores determinantes: o preço (que se aproxima mais da minha realidade finaceira) e a questão do espaço para expor/guardar as minis, porém, sempre dou uma lida em utras marcas e escalas. Por fim, espero que se encontre novamente em seu novo hobby e que apesar do pouco tempo que acompanho o referido blog agradeço por ter prestado valiosas informações e excelentes fotos das minis mais legais que um colecionador possa ter. Abraços e suceeso na nova jornada.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Doalcey,

    Entendi perfeitamente o que foi dito.
    Existe colecionadores e acumuladores
    Eu particularmente valorizo muito o seu blog, pois nos ensina cada vez mais a perceber detalhes e curiosidades sobre as Minis.
    Outros blogs preocupam mais em publicar lançamentos, novidades e outros.
    Mas respeito sua posição, e sei quanto é difícil manter um blog, e mais, não ter o retorno esperado, seja em números de comentários ou acesso.
    Espero que tudo de certo pra você nesta nova empreitada.
    Abraços

    Ps. Gostaria que você publicasse fotos de sua coleção nos expositores.
    Seria legal ver como você organiza suas miniaturas.
    Seria uma ótima matéria, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amigo Doalcey Rocha...infelizmente vivemos hj um exagerado "colecionismo" visando muito mais o lucro doq verdadeiramente a paixão pelas minis,pelo menos em sua maioria,curto o seu blog e a através dele posso te dizer q aprendi muito sobre o verdadeiro significado de colecionar....leio suas postagens sempre inteligentes e esclarecedoras sobre minis fotos carros reais e seus grandes pilotos e criadores...espero q o amigo tenha sucesso em todas as áreas de sua vida mas tbem espero q apesar de q tenha q reduzir suas postagens...o amigo continue a nos privilegiar com as mesmas...um grande abraço ������!!

    ResponderExcluir
  4. Te entendo perfeitamente! Estou lançando um blog e fiz um planejamento de postagens (as quais vou deixar programadas) e com isso espero uma frente de 6 meses... falar sobre novidades tem muito blog (incluindo o "maior do segmento"), perfis no instagram, facebook e twitter... agora contar histórias, ter tutorias de como fotografar, como montar dioramas é raro e, com qualidade, mais raro ainda. Fique firme.

    ResponderExcluir
  5. Olá Doalcey! Compreendo suas inquietações... Porém não desanime! Tenha a pura certeza do trabalho digno, coeso e interessante que você realiza no blog, é perceptível. Como já comentei em outros momentos por aqui, seu blog inspira muitos... E o que dizer das fotografias!!!! Se dedique ao que você no momento achar mais necessário, contudo, continue contribuindo com as suas postagens.
    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo (rasrod3@hotmail.com)28 de julho de 2017 às 20:57

    Acompanho a algum tempo o seu blog, e realmente nos dias de hoje o capitalismo está tão demasiado que nem mesmo o mundo do colecionismo escapou do monopólio e do lucro incessante. Valorizo muito cada mini que adquiro não pelo valor pago mais sim sobre o que cada uma representa na historia dessa máquina tão fantástica que o homem conseguiu criar... o carro. Espero que seu blog continue trazendo todas as novidades e noticias sobre esse hobby tão contagiante. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Doalcey eu sempre o acompanhei desde que iniciei a coleção lá em meados de 2011. Porém apenas uns 3 anos venho comentando.
    Suas postagens são ótimas e dignas. Referências inclusive.
    Aprendi muita coisa e fui muito bem amparado e complementado com o seu trabalho.

    Suas enquetes são grandes sacadas eu não acrescentaria nada de crítica.

    Alguns fatores eu posso listar pra queda de audiencia:
    Surgiram muitos canais no YouTube sobre o tema e houve uma transformação grande na internet nessa época. Em 5 anos não era acessivel dessa forma nos smartphones.
    Então vc ficava dependente de um pc pra acessar. Hoje com o smartphones e a net em qquer lugar p youtube tomou conta.
    Poucos acessam blogs hoje em dia.

    Portanto jamais avalie o seu trabalgo pela quantodade de ibope.
    Vc tem historia e muito seguidores fiéis.
    E é o melhor.
    Abraços faça o que lhe deixa feliz no blog. Nao se sacrifique por isso.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo sou fã do seu blog, Acho sério trabalho mais que de profissional e entendo deu desabafo,e como digo; colecionismo mudou de rumo, está aos poucos perdendo a essência, por maus que esteja difícil manter eu ainda continuo com minha filosofia de colecionar minis e amigos, por mais que cobre em dia no colecionismo mais vale você ter aquele super da vez ou a mini "rara" que vai deixar os outros colecionadores babando, ou você ter em primeira mão aquela mini que vai lançar e todos estão desejando. Estão se limitando pois verdadeiros colecionadores, que colecionam pelo simples fato de ter uma miniatura do carro real. Estourei que um dia afff pessoas voltem para o colecionismo com o espírito de colecionador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas