Especial Anos 1960 - O início

A semana que se inicia vai ser dedicada aos carros dos anos 1960, uma época marcante para os modelos americanos, europeus e japoneses, vamos conhecer um pouco mais.

Os anos 1960 foram de intensas transformações políticas e sociais ao redor do mundo que se encontrava basicamente dividido entre capitalistas e socialistas, só que paralelo a isso o mundo automotivo vivia o seu momento próprio começando pelos Estados Unidos.

O surgimento dos Muscle Cars
Esse é sem dúvida o grande momento dessa década, John Delorean com certeza não imaginava que colocando um potente motor V8 em um Pontiac Tempest iria criar toda uma nova linhagem de veículos que permaneceria viva até os dias atuais.
Acima o Pontiac Tempest GTO, o primeiro Muscle Car
Os Muscle car e os Pony Car mexeram com toda uma geração havida por velocidade e adrenalina disponibilizada em carros que fossem "ferozes e baratos", esses quesitos foram providenciados pelas grandes marcas americanas através de motores de bloco pequeno e grande com oito cilindros em "V" que a cada nova versão despejava mais e mais potência.
Acima da esquerda para direita: Ford Fairlane GT 1966, Pontiac GTO 1964, Chevrolelle Chevelle 1964 e o Dodge Charger 1966
É nesse período que um outro segmento, os Pony Car surgem tendo como representantes: o Ford Mustang, o Plymouth Barracuda, o Chevrolet Camaro e o Pontiac Firebird, e não para ai, os monstros sagrados dos Muscle Car, o Dodge Charger, o Plymouth Road Runner, o Chevrolet Chevelle, o Pontiac GTO e o Ford Torino se materializam para incendiar as ruas das cidades americanas e o imaginário de todos nós nos anos seguintes.
Acima os Pony car: Plymouth Barracuda 1968 (Crazy Cuda), Ford Mustang 1965 (azul claro), Pontiac Firebird 1967 (laranja) e Chevrolet Camaro 1967 (azul escuro).
Acima, da direita para a esquerda os lendários Muscle Car: Dodge Charger 1969, Chevrolet Chevelle 1968, Road Runner 1969 e Ford Torino 1970.

Os carros europeus
É nessa época que a Lamborghini automóveis surge com o primeiro "Supercarro" a ter essa denominação, o Miura, mostrando para o Comendador Enzo Ferrari que a sua marca tinha um rival a altura, mas engana-se se ele ficaria parado, a família 250 se destacaria ainda mais com versões como a GTO que nos anos seguintes tornaria-se um dos carros mais caros do planeta.
Acima a Ferrari 250 GTO
E o que dizer da Porsche, a marca lançaria o seu maior ícone o 911, uma super-máquina que atravessaria gerações com uma legião de fãs que só aumenta a cada novo modelo.
Acima o Aston Martin DB5 de 1963
É também nos anos 1960 que a Aston Martin ganha fama no mundo todo com o lançamento do DB5 e a sua participação nos filmes do agente secreto James Bond.
A evolução dos japoneses
Para os carros japoneses a década é de aprendizado sobre os gostos e preferências dos mercados americano e europeu, ao mesmo tempo que no país asiático uma lenda surge: a "primeira geração" do Nissan Skyline com destaque para a versão 2000GT, também chamada de "Hakosuka", sucesso nas ruas e nas pistas.
Acima o Nissan Skyline 2000GT-X de 1968/69 com destaque para a de cor branca, vencedora de várias provas nas pistas de corrida do Japão.
A Toyota também deu os seus primeiros passos no seguimento esportivo com o Toyota 2000GT, um dos primeiros modelos com a proposta de ser uma opção para os carros esportivos europeus, não chegou a ser o sucesso esperado, mas abriria as portas para as possibilidades que surgiriam anos depois.
Acima o Toyota 2000GT de 1967
É, como se vê essa década foi incrivelmente marcantes para os carros, mas ainda tem muito mais para se observar e falar, acompanhem o especial da semana com a seleção de estrelas da vez e a conclusão no final da mesma com outras curiosidades.


Comentários

  1. Excelente matéria Doalcey!!!
    Reforça para aqueles que conhecem e ensina com facilidade aqueles que estão "entrando neste mundo agora".
    Os anos 1960 foram a década mais rica em variedade, qualidade e modernidade no mundo automobilístico, a Guerra Fria, Corrida Espacial e gasolina farta e barata permitiram criações incríveis e distintas! Eu, particularmente prefiro os americanos que são minha temática no colecionismo 1/64 (muscle cars e Corvettes). Mas sem dúvida, na Europa, o Lamborguini Miura, Aston Martin DB5, Jaguar E-Type, Alfa Romeo Giulia GTA, Volvo P1800s, BMW 2002, Mercedes-Benz SL eram formidáveis. No Japão, Toyota 2000 GT e Datsun 240z, são marcantes!
    Parabéns pelas ótimas postagens Doalcey que sempre mostram miniaturas contando e explicando História!
    Abraço,
    Max Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Max,

      Fico muito feliz com retornos assim, gratifica o que faço, muito obrigado. A sua relação de preferências europeias é formidável, em algum momento no próximo ano estarei falando sobre as joias do velho continente que são verdadeiras obras de arte sobre rodas.

      Abração,

      Excluir
    2. Muito obrigado Doalcey!

      Aguardarei os posts europeus em 2015 e estarei sempre acompanhando seu excelente blog!

      Abração e Feliz Ano Novo!

      Max Costa

      Excluir
  2. Realmente a decada de 60 e inicio de 70 foi o auge.... todos os muscles cars da postagem sao lindos.... e a matéria bem educativa....vlw Doalcey.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações meu querido,

      Que bom que gostaste da postagem, fico feliz que ela tenha ficado bem explicativa, você é um dos grandes apreciadores desse tema que eu sei.

      Abração,

      Excluir
  3. com certeza amigo, é o meu tema principal na coleçao.... muscle cars...abçs... feliz 2015

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas