Esp. Carros Azuis: Chevy Greenbrier SportsWagon

O carro azul de hoje é uma Van preparada para as provas de arrancadas, o design claro, é da Hot Wheels, vejamos.

As vans ou furgões tem ganhado cada vez mais espaço no mundo das miniaturas, o que é muito bom para quem gosta do tema. Um dos modelos recentes a aparecer na escala 1:64 é o Chevy Greenbrier em versão ultra radical, ou seja, motorzão de oito cilindros boxer na traseira, rodões, espaço interno para apenas um ocupante, linhas externas acentuadas que passam a sensação de velocidade e para completar duas pranchas no teto. Como falei no início a ideia é mais uma vez da Hot Wheels, algo que por sinal ela tem feito com outros modelos dessa categoria, é só lembramos, por exemplo, da VW Drag Bus e da Astro Van. Na Hot Wheels eu apresento o Chevy Greenbrier Sport Wagon da série Heritage (lançamento) com pintura azul e rodas RR10SP.
















Quando a marca americana lança algo assim de um carro real estabelece imediatamente uma divisão: aqueles que amaram o projeto e aqueles que odiaram. Em primeiro lugar é preciso admitir que o resultado é original e esta nas suas raízes desde 1968, em segundo lugar rejuvenesce um clássico com um desenho que transmite algo novo, por fim, frustra quem desejava uma miniatura fiel ao original. Particularmente gostei muito e recomendo a aquisição para quem deseja algo para sair do comum.

O carro, o Greenbrier foi uma resposta da GM ao VW Micro Bus (que conhecemos no Brasil como Kombi), isso em 1961, na época a marca anunciou o carro como um dos melhores para uso no trabalho, lazer e família. A motorização é composta por um motor traseiro de seis cilindros de 2,4 litros capaz de gerar 80 a 110 cv de potência dependendo da configuração.

Esse exemplar o amigo e grande colecionador de Salvador, Luiz Carlos Berenguer (Khabello), conseguiu para mim em setembro desse ano.

Comentários

  1. Apenas corrigindo sobre a GM Greenbrier, o motor nunca foi de 4 cilindros, e sim um 6 cilindros boxer com 2.4L de 80cv e outro de 2.7L que chegava a 95cv. Era derivada do Corvair com motor traseiro boxer refrigerado a ar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas